1036 Visitas |  Like

Staré Město – A Cidade Velha de Praga

Compartilhar Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedIn

A cidade velha, localmente denominada Staré Město, é o centro antigo onde a cidade de Praga nasceu, na Idade Média, às margens do Rio Moldava. É nesta região que encontramos a maior concentração de turistas, pois lá estão algumas das atrações mais populares de Praga, como a famosa Praça da Cidade Velha, o Relógio Astronômico, a Igreja de Nossa Senhora de Týn, e o Josefov, o histórico bairro judeu.

Mademoiselle Voyage na Praça da Cidade Velha com Igreja de Nossa Senhora de Týn, ao fundo

Mademoiselle Voyage na Praça da Cidade Velha com Igreja de Nossa Senhora de Týn, ao fundo

Nos hospedamos no Hotel Kings Court, no coração da cidade velha, com uma fachada histórica em estilo Art Nouveau e um acabamento interior que consegue misturar um estilo centenário com o conforto e facilidades contemporâneas. Além de acomodações elegantes e luxuosas, o hotel oferece todas as instalações para conferências, salão de baile, um exclusivo Spa, academia e dois restaurantes, atendendo às necessidades de famílias até pessoas que viajam a trabalho.

13780812

Fachada Hotel Kings Court

13777099

Acomodações Hotel Kings Court

13780769

Acomodações Hotel Kings Court

A primeira atração que eu quis conhecer de perto foi o tão famoso Relógio Astronômico, localizado na Praça da Cidade Velha. Construído no século XV, ele marca não apenas as horas, mas mostra também a posição do sol, da lua e das estrelas, enquanto sua torre mostra os signos do zodíaco e as estações do ano. Um grande evento acontece de hora em hora, quando uma procissão de bonecos de madeira que saem do relógio, encantando a multidão que se aglomera em sua frente. É um verdadeiro acontecimento, que consegui observar por diversas vezes!

Relógio Astronômico (Mademoiselle Voyage)

Relógio Astronômico (Mademoiselle Voyage)

Imagem feita do alto da torre da Antiga Prefeitura dos turistas em frente ao Relógio Astronômico (Mademoiselle Voyage)

Imagem feita do alto da torre da Antiga Prefeitura dos turistas em frente ao Relógio Astronômico (Mademoiselle Voyage)

Praça da Cidade Velha (Staromêstské Námêstí) está localizada bem no coração do centro antigo e é considerado o principal ponto de encontro da cidade. Repleta de construções coloridas, possui alguns dos edifícios mais antigos da República Tcheca, entre eles o prédio da antiga Prefeitura da cidade (Staroměstská radnice) – onde é possível subir até sua torre para apreciar um dos visuais mais incríveis da cidade.

20140717_114154

Antiga Prefeitura de Praga (Mademoiselle Voyage)

20140717_115432

Vista para o Castelo de Praga, de cima da torre da Antiga Prefeitura (Mademoiselle Voyage)

Turistas aglomerados na Praça da Cidade Velha (Mademoiselle Voyage)

Turistas aglomerados na Praça da Cidade Velha (Mademoiselle Voyage)

Na praça há duas igrejas de estilos distintos: a Igreja de Nossa Senhora de Týn (Týnský Chrám), em estilo gótico e pináculos emblemáticos, e a Igreja de São Nicolau (Svatý Mikuláš), de estilo barroco.

20140717_120434

Igreja de Nossa Senhora de Týn (Mademoiselle Voyage)

20140717_115859

Igreja de São Nicolau (Mademoiselle Voyage)

Em seus arredores encontram-se diversos restaurantes e cafés e em seu centro, além da polêmica estátua de Jan Hus – reformista tcheco queimado na fogueira, costuma ter uma feirinha, além de diversos vendedores ambulantes e artistas de rua.

20140717_134325

Estátua de Jan Hus no centro da Praça da Cidade Velha (Mademoiselle Voyage)

20140716_142729

Artistas de rua na Praça da Cidade Velha (Mademoiselle Voyage)

20140717_121457

Comidas encontradas na Praça da Cidade Velha (Mademoiselle Voyage)

A impressionante Torre de Pólvora é uma das 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a Cidade Velha, e atualmente é a única que se encontra de pé. Foi construída para servir de porta para as rotas comerciais, mas, durante o Reinado de Maria Teresa de Áustria (século VIII), a torre deixou de ter funções defensivas para se converter em armazém de pólvora. Uma escada de 186 degraus conduz os visitantes a uma plataforma de 44 metros de onde se tem uma vista privilegiada de Praga.

Torre de Pólvora (Mademoiselle Voyage)

Torre de Pólvora (Mademoiselle Voyage)

No próximo post, vou continuar falando sobre algumas atrações da Cidade Velha de Praga, como a Velha/Nova Sinagoga e o antigo Cemitério Judeu, além da Ponte Carlos – principal cartão postal da cidade. Conto com a companhia de vocês!