1137 Visitas |  1

Praga – Hradčany e Malá Strana, Distrito do Castelo e a Cidade Baixa

Compartilhar Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedIn
Castelo de Praga visto do alto da torre da antiga Prefeitura (Mademoiselle Voyage)

Castelo de Praga visto do alto da torre da antiga Prefeitura (Mademoiselle Voyage)

Reinando soberano no alto da colina, facilmente visto de qualquer ponto da cidade, o distrito que localmente é conhecido como Hradčany abriga o famoso Castelo de Praga (Prazsky hrad), um grande complexo que contém um palácio, uma catedral, dois museus, um monastério, várias galerias, salas de concerto, jardins, pátios e muito mais. Fundado no século XI, possui mais de 72 mil m² e é considerado o maior castelo do mundo. Atualmente serve como residência presidencial.

Entrada para o Castelo de Praga (Mademoiselle Voyage)

Entrada para o Castelo de Praga (Mademoiselle Voyage)

Duas grandes estátuas de titãs duelando dão boas vindas aos visitantes pela entrada principal, juntamente com um membro da guarda Real, com uniformes da cor azul.

20140716_115751

Soldados do Exército tocando “O Moldava” (Mademoiselle Voyage)

20140716_120612

Troca de guarda oficial do Castelo de Praga (Mademoiselle Voyage)

troca de guarda oficial do Castelo de Praga acontece ao meio-dia, onde soldados do Exército tocam “O Moldava”, trecho da sinfonia “Minha Pátria”, do compositor checo Bedrich Smetana, e trocam os postos. A melhor vista da troca é a de fora do castelo, mas também dá para admirar a marcha se estiver no pátio interno.

20140716_113943

Do pátio do Castelo, vista para Torre de observação da colina Petrín (Mademoiselle Voyage)

Logo após num grande pátio encontra-se a principal construção do castelo, e também a mais imponente, a Catedral de São Vito (Katedrála svatého Víta). De estilo gótico, ela foi iniciada no século XIV, porém só foi completamente finalizada em 1929.

Catedral de São Vito

Catedral de São Vito

Outro local no Distrito do Castelo que merece destaque é o Santuário Loretto (Loreta), que conta com uma bela igreja e abriga exposições de pinturas e estátuas. O belo santuário barroco tem sido um local de peregrinação desde 1626, quando uma mulher nobre boémia, Kateřina de Lobkowicz, ofereceu-lhe doações. O tesouro de Loreta é composto por uma famosa coleção de vestes litúrgicas e outros objetos religiosos, incluindo um ostensório de diamante feito em Viena em 1699, onde reluz com 6200 pedras preciosas.

Santuário Loretto (Mademoiselle Voyage)

Santuário Loretto (Mademoiselle Voyage)

Logo abaixo ao Castelo de Praga, já na Cidade Baixa, está o Palácio Wallenstein, atual sede do Senado da República Tcheca. O palácio foi construído entre 1623 e 1630 pelo comandante Albrecht Von Wallenstein, famoso por suas vitórias na Guerra dos Trinta Anos. Wallenstein queria que o palácio ofuscasse até mesmo o Castelo de Praga e não poupou recursos, trazendo inúmeros arquitetos e artistas italianos. Por uma porta discreta, entramos no Palácio e nos deparamos com um jardim maravilhoso, repleto de estátuas e uma imponente fonte.

20140715_185110

Entrada para o jardim Palácio do Senado (Mademoiselle Voyage)

20140715_185819

Palácio do Senado (Mademoiselle Voyage)

20140715_185850

Estátuas no jardim (Mademoiselle Voyage)

20140715_185844

Jardim Palácio do Senado (Mademoiselle Voyage)

No final do jardim, fazendo um contraste com todo verde, uma excêntrica gruta e uma enorme parede negra, composta por falsas estalactites que formam figuras sombrias que simbolizam a morte.

20140715_185309

Paredão com figuras sombrias que simbolizam a morte (Mademoiselle Voyage)

20140715_185544

Gruta coberta com figuraas sombrias (Mademoiselle Voyage)

O grafitado Muro John Lennon, no bairro de Malá Strada representou inicialmente um movimento de liberdade contra o regime comunista na década de 80. Com a morte de John Lennon os jovens de Praga dedicaram o espaço ao ícone da música que lutou pela igualdade e paz. Um detalhe: qualquer visitante pode deixar a sua marca no famoso muro!

Mademoiselle Voyage no muro John Lennon

Mademoiselle Voyage no muro John Lennon

A poucos passos, está a Ponte dos cadeados do amor de Praga. Embora seja relativamente pequena – se comparada a de outras capitais que também possuem os cadeados do amor, é um local romântico e histórico. Além de secreto!

Ponte dos cadeados do amor (Mademoiselle Voyage)

Ponte dos cadeados do amor (Mademoiselle Voyage)

Então, qual foi a impressão que vocês tiveram de Praga a partir das minhas dicas? Posso garantir que esse foi o destino mais gratificante da minha viagem pelo Leste Europeu. Repleta de estátuas, cúpulas, pubs, marionetes, cores e música, a cidade com certeza é uma das mais belas que já visitei!