2210 Visitas |  Like

Musée Rodin – Paris

Compartilhar Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedIn

Destino cultural por excelência, Paris possui um número incalculável de museus – especialistas afirmam que esse número passa de 100. Das antiguidades gregas às coleções oriundas de tribos indígenas do continente americano, de Leonardo da Vinci a Kandinsky, sem esquecer a história militar francesa, e até temas isolados como perfume e leque.  A cidade oferece incríveis acervos, para satisfazer a todos os gostos e não é exagero dizer que podemos passar dias e dias apreciando os museus de Paris.

rodin

Cena do Filme Meia Noite em Paris – Musée Rodin

Sempre que vou à cidade, tento incluir na minha programação novos museus, e dessa vez o Musée Rodin encabeçava a minha lista. Desde que assisti ao filme Meia Noite em Paris (Já descrevi aqui toda locação do filme) tinha muita vontade de ver aqueles jardins de perto. Quem se lembra da cena do filme com a participação da ex-primeira dama francesa Carla Bruni? Então, a cena foi ambientada no museu!

IMG_0435

Fachada Musée Rodin (Mademoiselle Voyage)

Inaugurado em 1916 no Hotel Biron, o museu possui a maior coleção de obras do escultor francês Auguste Rodin. Além do impressionante acervo permanente, duas vezes por ano acontecem exposições sobre assuntos relacionados à vida e obra do artista. O Hotel Biron era a antiga residência e estúdio de trabalho de Rodin que doou a sua coleção completa de esculturas para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras.

IMG_0440

Mademoiselle Voyage em frente a obra O Pensador – Auguste Rodin (Acervo Pessoal)

Iniciei minha visita percorrendo os lindos jardins que rodeiam o prédio principal. Várias estátuas estão espalhadas em meio às arvores e na primavera, quase 2 mil roseiras dão um colorido especial ao local.

IMG_0445

As Três Sombras – Auguste Rodin (Mademoiselle Voyage)

IMG_0448

Portas do Inferno – Auguste Rodin (Mademoiselle Voyage)

Neste passeio pelos corredores dos jardins duas famosas obras se destacam: “O Pensador”, “As Três Sombras” e “Portas do Inferno”. Não deixe de prestar atenção aos detalhes das “Portas do Inferno”, são incríveis.

IMG_0476

Mademoiselle Voyage observando os jardins do museu (Acervo Pessoal)

Destaque também para a parte posterior do Jardim, que além de obras do artista, possui um belo espelho d’água.

IMG_0460

O Beijo – Auguste Rodin (Mademoiselle Voyage)

IMG_0464

Busto Victor Hugo – Auguste Rodin (Mademoiselle Voyage)

Continuando, fui visitar a parte interna do Museu. Ali estão expostas esculturas menores e de mármore, além de gravuras e quadros. Entre as mais importantes estão “O Beijo”, várias esculturas de mãos como “O Segredo”, “A Catedral” e “Mãos”.

IMG_0470

A Onda – Camille Claudel (Mademoiselle Voyage)

Além disso estão expostas várias obras de Camille Claudel, escultora e ex-aluna de Rodin. Segundo a história, os dois viveram uma tumultuada relação amorosa que deixou profundas cicatrizes em Camille.

IMG_0480

Roseiras nos jardins do Musée Rodin (Mademoiselle Voyage)

IMG_0452

Vista do jardim para o Hotel des Invalides (Mademoiselle Voyage)

Lindo não é? Amei conhecer esse museu! Se for a Paris, não deixe de conhecê-lo!

Museu Rodin (www.musee-rodin.fr/)
Rue de Varenne, 79 – Paris
Horário de Funcionamento: De Terça a Domingo das 10h às 17h45