834 Visitas |  Like

Guia “Londres e Paris com crianças” por Thais Caramico

Compartilhar Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedIn

5Confesso que toda vez que um leitor pede dicas sobre um destino na companhia das crianças, fico um tanto quanto receosa, pois, as experiências que tenho em viagens são, na companhia de casais de amigos sem filhos pequenos e na maioria das vezes, somente eu e meu marido. Tenho o imenso prazer em pesquisar sobre atrações e roteiros para as crianças e sempre que vejo algo relevante relacionado ao assunto, corro logo para dividir com vocês:

Acabei de ler um artigo na Folha de São Paulo sobre o guia “Londres e Paris com crianças”, escrito por Thais Caramico e ilustrado por Tartaruga Feliz, que traz cantinhos deliciosos nas duas grandes capitais europeias, que parecem feitos sob encomenda especialmente para os baixinhos.

O livro guia acaba de ser lançado e traz dicas imperdíveis! Nele, você acaba descobrindo que em Paris e Londres dá para ser tratador de zoológico por um dia, dormir uma noite no museu, visitar uma biblioteca só de poesias, e muito mais.

Thais Caramico concedeu uma pequena entrevista à Folha de São Paulo, onde acaba revelando várias dicas que estão no guia, confira:

Como surgiu a ideia de fazer este livro?

Thais Caramico – Eu me mudei para Londres por vários motivos. De repente vi que poderia juntar minha paixão pela cidade (morei lá dos 17 aos 19 anos e voltei quando fiz 31), minhas experiências e curiosidades para criar algo que ajudasse os pais a passar um tempo mais divertido com os filhos pelo mundo.

Qual foi o critério para escolher as dicas que entraram no livro?

Parti de vários critérios, mas sempre levando em conta a certeza de que algum perfil de criança iria gostar daquilo. Listei as principais atrações, considerando um pouco de tudo: museus, parques etc. Minha preocupação não foi listar tudo, mas só aquilo que certamente seria uma experiência boa para as famílias brasileiras. Testei praticamente todas as dicas e observei muito se as crianças estavam gostando ou não das atrações, até chegar na lista final. Muitos passeios não são exclusivamente infantis, mas se tornam programas ótimos se souberem como curtir com a criança. Costumo dizer que não é um guia geral e completo, mas um caderno de amigo. Mais ou menos como quando a gente vai pra algum lugar e pede pra um conhecido dar as dicas certas.

1

Páginas do livro “Londres e Paris com crianças”

Como você compara os passeios para crianças em Paris, em Londres e em São Paulo?

Acho as três cidades bastante criativas e com uma programação bem boa. Mas existe uma cultura em Londres e Paris de aproveitar melhor os espaços públicos abertos – coisa que acontece bem menos em São Paulo, e que eu só costumo ver em eventos pontuais. As crianças em Londres e Paris são mais livres, caem no chão, deitam na grama, andam de metrô e têm essa convivência social mais aberta, o que reflete na escolha dos passeios. Em São Paulo, muitos pais preferem buscar esse conforto em shoppings.

3

Páginas do livro “Londres e Paris com crianças”

Escolha um lugar preferido em Paris e em Londres para ir com crianças.

Childhood Museum, em Londres, por ter brinquedos de tudo quanto é época. Jardin du Luxembourg, em Paris, por ser um jardim maravilhoso para todas as idades e que, além de lago e plantas incríveis, tem um parquinho bárbaro e um tradicional teatro de marionetes.

DSC07750

Big Ben – Londres (Mademoiselle Voyage)

Como seria um dia perfeito com crianças em Paris e em Londres?

Em Londres: visitar o Big Ben e aproveitar para ver a cidade do alto da roda-gigante, a London Eye. Dali, uma caminhadinha até o Southbank Centre é dica certa, principalmente se for em fevereiro, quando acontece o festival Imagine (cheio de atrações infantis). Aproveite para pegar o barco (espécie de metrô fluvial) na frente desse centro cultural e ir até Kew Gardens, onde está o Jardim Botânico, que é a coisa mais linda. Para ser perfeito, bom mesmo seria coincidir esse dia com a noite no museu do Natural History Museum, quando as crianças acampam e dormem ali para uma visitação na madrugada e um café da manhã que acontece enquanto as portas estão fechadas para o público.

DSC07463

Torre Eiffel – Paris (Mademoiselle Voyage)

Paris: Subir na Torre Eiffel e ficar brincando de arquiteto lá do alto. A torre impressiona demais as crianças. Todos os jardins da cidade têm parquinhos, e o que mais se vê são crianças brincando ao ar livre o tempo todo. Mais perfeito que isso, só dando mesmo um pulo até o Parc Villette, onde está a Cité des Sciences et de l’Industrie e, dentro dela, a Cidade das Crianças. Há sessões de uma hora e meia o dia todo, separadas por faixas etárias. E os melhores e mais inteligentes brinquedos estão ali. Sem perceber, as crianças se divertem muito e aprendem um bocado sobre tecnologia, meio ambiente, leis físicas e químicas, entre outras curiosidades. E atenção: adulto só entra acompanhado de criança.

Então, gostaram?

“LONDRES E PARIS COM CRIANÇAS”
AUTORA Thais Caramico
EDITORA Pulp
PREÇO R$ 39,90
INDICAÇÃO A partir de 7 anos