2101 Visitas |  Like

Curiosas Tradições de Páscoa ao Redor do Mundo

Compartilhar Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrShare on LinkedIn

Uma das maiores e mais importantes festividades do Cristianismo, a Páscoa é celebrada desde que Jesus Cristo ressuscitou três dias após sua crucificação, há mais de dois mil anos. Com o passar do tempo, a data deixou de ter uma conotação exclusivamente religiosa e acabou sendo difundida entre muitas culturas – e cada uma criou sua própria tradição para celebrá-la.

Confira a seguir detalhes de curiosos costumes de Páscoa ao redor do mundo:

Grécia

Ovos vermelhos na Grécia

Ovos vermelhos na Grécia

Assim como em outros países – principalmente do leste europeu -, na Grécia os ovos de galinha também são pintados, mas lá eles ganham a cor vermelha, que simboliza o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz.

Polônia

Smingus-Dyngus na Polônia

Smingus-Dyngus na Polônia

Jogar água um no outro é uma tradição polonesa de Páscoa, chamada de Smingus-Dyngus. Na segunda-feira de Páscoa, os meninos tentam molhar as pessoas com baldes de água, pistolas de água ou qualquer coisa que eles possam ter em suas mãos. Diz a lenda que as meninas que se molharem casam-se dentro de um ano. Essa tradição refrescante tem suas origens no batismo do príncipe polonês Mieszko na feira de Páscoa, no ano 966.

Finlândia e Suécia

Bruxinhas na Semana Santa da Finlândia

Bruxinhas na Semana Santa da Finlândia

Na Finlândia e na Suécia há uma antiga crença de que maus espíritos e bruxas se reúnem para praticar “travessuras” na Semana Santa. Por isso, nesses dois países a Páscoa tem cara de Halloween: as crianças saem pelas ruas como bruxinhas, pedindo doces nas ruas da vizinhança, mas, em vez de travessuras, elas presenteiam as pessoas com galhos decorados.

Haux, França

Omelete gigante em Haux, na França

Omelete gigante em Haux, na França

Não se esqueça de um garfo, se você for para Haux, no sul da França na Segunda-feira de Páscoa. A cada ano, uma omelete gigante é servida na praça principal da cidade.  E quando dizemos gigante, queremos dizer gigante mesmo: a omelete usa mais de 15 mil ovos!  Segunda a história, quando Napoleão e seu exército estavam viajando pelo sul da França, eles pararam em uma pequena cidade e comeram omeletes. Napoleão gostou tanto que ele ordenou que os habitantes da cidade recolhessem os seus ovos e fizessem uma omelete gigante para o seu exército no dia seguinte.

Alemanha

Árvore enfeitada de ovos coloridos de Volker Kraft

Árvore enfeitada de ovos coloridos do alemão Volker Kraft

A Páscoa na Alemanha é um grande evento, tanto para comemorar o feriado quanto a chegada da primavera. Os moradores fazem árvores enfeitadas com ovos de cores vibrantes. Eles fazem furinhos nos ovos para esvaziá-los, e os pintam com cores vibrantes e os enfeitam com papel crepom. Apesar de muitas famílias terem abandonado esse costume, um senhor alemão chamado Volker Kraft, 76 anos, colecionou, junto com a família, ao longo dos anos, 10 mil ovos de Páscoa. Todos eles são usados para decorar uma macieira no jardim do alemão, que vem atraindo milhares de visitantes.

Noruega

"Crimes de Páscoa" na Noruega

“Crimes de Páscoa” na Noruega

A Páscoa é um momento muito popular entre os noruegueses para se entreter com romances policiais que os editores denominaram “Crimes de Páscoa” – Paaskekrimmen.  A tradição diz que teve início em 1923, quando uma editora promoveu seu novo romance criminal nas primeiras páginas dos jornais. Os anúncios assemelhavam-se tanto com notícias, que as pessoas não sabiam se eram reais ou estratégia publicitária.

Verges, Espanha

"Dança da Morte" em Verges, na Espanha

“Dança da Morte” em Verges, na Espanha

Na Quinta-feira Santa na cidade medieval de Verges, na Espanha, o tradicional “dança da morte” é executada.  Para reencenar cenas da Paixão de Cristo, todos vestidos em trajes de esqueleto desfilam pelas ruas.  A procissão termina com esqueletos assustadores carregando caixas de cinzas.  A dança macabra começa à meia-noite e continua até três horas da manhã seguinte.

Washigton DC

White House Easter Egg Roll  em Washington DC

White House Easter Egg Roll em Washington DC

Diversão é o que não falta na celebração de Páscoa nos Estados Unidos. Um dos famosos eventos é o White House Easter Egg Roll - uma competição de rolamento de ovos cozidos e coloridos no gramado sul da Casa Branca! A brincadeira remonta a 1878, quando o então presidente Rutherford B. Hayes cedeu o jardim da residência oficial para crianças e suas famílias.

Interressante, não é?

Feliz Páscoa!!!

Feliz Páscoa!!!

“Não importa o dia ou o mês do ano em que você se encontre, importa sim, que no seu coração o espírito da Páscoa sempre se faça presente. E que você possa renovar sempre o seu amor com aqueles que necessitam de uma palavra de conforto nas horas difíceis. Desejo uma Páscoa abençoada, com muita saúde, união e solidariedade!!!”

Beijinhos

Mademoiselle Voyage